Componentes de interligação de redes

 

Repetidor

Os repetidores são simples dispositivos que recebem os sinais transmitidos ao longo de um cabo. Desta forma podemos aumentar a abrangência de uma rede.

 

 

 

Hub               

 

O hub é  dispositivo de rede onde são efetuadas as ligações dos cabos dos computadores ligados em rede. Para termos uma topologia em barramento precisamos de um hub.

De cada computador sai um cabo que é ligado a uma ficha do hub. Se houver problema num cabo ou numa ficha, somente aquele computador é que deixa de comunicar.

Caso dois computadores estejam a comunicar, não é possível comunicar no mesmo instante com outros dois computadores.

 

Switch

os switches são dispositivos que para além de permitirem a ligação dos cabos dos computadores à rede, fazem uma melhor gestão de tráfego do que o hub.

 

Bridge

As bridges (pontes) são dispositivos que permitem interligar duas ou mais sub-redes e gerir de uma forma muito elementar, o tráfego entre as diferentes partes da rede. A bridge controla o tráfego das mensagens. As bridges podem também ser usadas para interligar sub-redes através de um backbone (cabo principal de rede) ou para interligar redes situadas em locais geográficos afastados, permitindo assim constituir redes mais abrangentes (por exemplo: rede campus, MAN, entre outros.

 

 

Router

O router é um dispositivo que serve para interligar duas ou mais redes diferentes.

São eles que desempenham a função de encaminhar as mensagens da sua rede de origem à rede de destino, determinando os melhores percursos que nem sempre são os mais curtos em extensão, mas os que se apresentam disponíveis, menos congestionados ou com melhores níveis de desempenho. Por exemplo, no caso de termos uma rede local e se houver necessidade de se interligar essa rede à Internet, para que todos os computadores da rede local tenham acesso à Internet, pode-se utilizar um router.

 

Gateway

Gateway é um sistema de interligação de redes distintas.

Os gateways são dispositivos que têm como função fundamental a tradução de mensagens entre dois sistemas informáticos que usam diferentes sistemas operativos ou diferentes protocolos de comunicação. Por isso costumam ser definidos como conversores de protocolos.